Cogumelos e imunidade

cogumelos e imunidade

Você sabia que os cogumelos são grandes parceiros da saúde e da imunidade?

Os cogumelos estão sempre em muitas das receitas famosas, como por exemplo o shitake, shimeji, champignon, funghi secci, portobello e paris. São ingredientes versáteis e conhecidos por dar um sabor a mais na comida. Além disso, os cogumelos também são muito benéficos à saúde.

Segundo uma pesquisa feita na Universidade Nacional de Cingapura, cogumelos podem ser usados para evitar o declínio cognitivo na medida em que envelhecemos. A degeneração da saúde mental é frequentemente referida como comprometimento cognitivo leve, ou MCI, por profissionais médicos.

Os pesquisadores analisaram durante seis anos mais de 600 idosos, medindo a quantidade de cogumelo que eles consumiam diariamente, dividindo-os em grupos. Com isso, foi descoberto que os grupos que consumiram mais de duas porções de cogumelos por dia tiveram 50% menos casos de MCI do que os idosos que comeram menos.

A saúde mental foi medida conforme os pacientes fizeram uma entrevista que incluía um teste de QI normal. Sendo assim, os pesquisadores identificaram altas concentrações de ergotioneína como o agente protetor que melhora a saúde mental.

Entretanto, os cientistas estão planejando experimentos adicionais para que assim possam testar ainda mais suas descobertas.

Quais são os benefícios dos cogumelos?

Chegando até aqui, você já conheceu um dos benefícios do cogumelo que é prevenção do declínio cognitivo. Porém, existem diversas vantagens, saiba quais são:

Previne o câncer

Cientistas decidiram investigar a relação entre os cogumelos e a presença de tumores, e chegaram na conclusão de que esse ingrediente não só tem um efeito na prevenção do câncer como também auxiliam no tratamento da doença, reduzindo as reações adversas da quimioterapia. Isso acontece porque substâncias presentes no cogumelo fortalecem o sistema imunológico, assim, diminuindo a nutrição das células cancerígenas. 

Perder peso

Se o seu objetivo é emagrecer, saiba que incluir shimeji, shitake e afins no seu cardápio pode ser uma ótima opção. Afinal, além de ser uma fonte de proteína, possui baixo teor de lipídios e calorias.

Aumenta a imunidade

Um dos maiores benefícios dos cogumelos é seu poder na imunidade – devido as chamadas fibras betaglucanas. Elas estimulam linfócitos T (principais células de defesa do nosso corpo) a produzirem citocinas, moléculas que deixam o sistema imune, ou seja, uma autodefesa. Com isso, bactérias, vírus e até tumores têm mais dificuldade de se instalar.

Uma ótima fonte de vitamina D

Quem não gosta de saber que um alimento que é ingerido frequentemente é uma fonte de vitamina? Algumas espécies como o shimeji possuem ergosterol, um antecessor da vitamina D. Porém, para que o corpo absorva os benefícios que o nutriente oferece ao corpo, não basta apenas comer uma quantidade enorme de cogumelos, é necessária também a exposição ao sol.