Dia Mundial do Veganismo

Veganismo

Novembro tem início com uma data especial: o dia mundial do veganismo. Vem entender com a gente como essa celebração surgiu e por que os cogumelos são excelentes opções para os veganos.

Dia Mundial do Veganismo ou Dia Mundial Vegano (World Vegan Day, em inglês) é comemorado em 1º de novembro.

A data celebra em todo o planeta a consciência vegana, ou seja, um ato de protesto contra o consumo de produtos de origem animal. O veganismo não aconselha a ingestão de alimentos de origem animal e derivados, como leite e ovos, por exemplo.

Os veganos são ainda mais extremos que os vegetarianos. Aliás, você sabe a diferença entre veganos e vegetarianos?

Veganos x Vegetarianos

Os vegetarianos não consomem alimentos de origem animal (carnes, peixes, frangos e etc). Os veganos, por sua vez, além de não consumir, também não utilizam absolutamente nada que tenha relação com os animais, e isso inclui roupas, cosméticos e até mesmo medicamentos.

Em suma, ser vegano não se resume apenas à questão alimentar, mas também a todo um modo de vida sem contato com produtos derivados a partir dos animais.

Origem do Dia Mundial do Veganismo

A data surgiu em 1994, por intermédio de Louise Wallis, presidente da Vegan Society, em comemoração aos 50 anos da fundação da Sociedade Vegana do Reino Unido, fundada em 1944.

Você também pode se interessar pela campanha Segunda Sem Carne.

Dia Mundial do Vegetarianismo

Por norma, uma pessoa para se tornar vegano passa primeiro pelo vegetarianismo, um estilo menos extremo de “protesto contra o consumo de carne”.

Dia Mundial do Vegetarianismo é celebrado dia 1º de outubro em todo o mundo e surgiu em 1977, a partir de uma iniciativa da Sociedade Vegetariana Norte-americana.

O benefício dos cogumelos para os veganos

Você quer reduzir a quantidade de carne que você come, é vegetariano ou está indo para uma dieta vegana? Se assim for, os cogumelos são uma parte valiosa de sua dieta diária. Assim como a carne, eles são salgados e isso os torna um ingrediente favorito em receitas vegetarianas e veganas.

O cogumelo é um alimento que apresenta quantidades consideráveis de aminoácidos essenciais, vitaminas, sais minerais, carboidratos e gorduras insaturadas, que não fazem mal à saúde. Possui o dobro de proteínas quando comparado com a carne e fibras que beneficiam as pessoas que sofrem de hemorróida e prisão de ventre.

E mais:

  • Proteínas: Por sua composição química, constituem um alimento com excelente valor nutritivo  pois apresentam alto teor de proteínas e fibras alimentares, além de conterem baixo teor de lipídeos e valor calórico reduzido o contrário das carnes que são pobres em fibras e geralmente excessivas em gorduras saturadas.
  • Vitamina B12: A vitamina B12 tem muitas funções importantes para o corpo, como ajudar a fabricar as células vermelhas do sangue, manter o sistema imunológico saudável e ajudar a liberar energia a partir dos alimentos que comemos. Se você nunca come carne ou peixe, éimportante encontrar a vitamina B12 a partir de outras fontes, em particular ovos e produtos lácteos, como o queijo. Os vegetarianos são aconselhados a combinar regularmente esses alimentos com cogumelos. Já os veganos devem buscar por substitutos do leite e a combinação com os cogumelos ou até com suplementos vitamínicos para uma saúde completa.
  • Ferro: O ferro é essencial para o transporte de oxigênio pelo seu corpo. Cogumelos contêm menos ferro do que a carne, e por isso eles sempre precisam ser combinados com outros alimentos para atingir o requisito de ferro diário. Estes alimentos incluem pão integral, arroz integral, vegetais, legumes e ovos.

Além de suas qualidades nutritivas, algumas espécies de cogumelos apresentam ainda qualidades medicinais cientificamente comprovadas por pesquisas e estudos realizados em países como Japão, China, Estados Unidos e alguns países da Europa.

Bora preparar uma receita especial com Cogumelos Zucca para celebrar essa data então?!