Os nutrientes do eryngui

eryngui

Conheça mais sobre os nutrientes do cogumelo eryngui, ainda desconhecido por muitas pessoas, e os benefícios que ele pode trazer para quem o consome.

O eryngui, para quem não conhece, é um tipo de cogumelo específico rico em proteínas e fibras, muito indicado para o preparo de risotos e massas. Também conhecido como cogumelo cardo, o eryngui é muito utilizado pela culinária europeia e fica bem saboroso com alguns tipos de molho – como shoyu ou bechamel.

Quer aprender mais sobre esse tipo de cogumelo? Nós preparamos uma matéria falando mais sobre os nutrientes do eryngui, seus benefícios e modos de preparo. Confira!

Eryngui é fonte de fibras, auxiliando no controle do colesterol e fortalecendo a imunidade

Por ter um alto teor de fibras, o eryngui auxilia no processo de digestão e também contribui para o controle do colesterol (diminui os níveis de LDL e aumenta os de HDL). Vale destacar que as fibras também são essenciais para o funcionamento do sistema imunológico e contribuem para o controle do índice glicêmico. Por isso, a nossa sugestão é passar a usar o cogumelo eryngui em diferentes receitas no dia a dia.

Cogumelo é rico em proteínas e carboidratos, sendo essencial para complementar a dieta de vegetarianos

Outro ponto interessante do eryngui é que ele é rico em proteínas – por isso, inclusive, é muito indicado para dietas veganas e vegetarianas. Junto com outros alimentos (como soja e grão-de-bico) ele ajuda a suprir a demanda do organismo por proteínas e, além disso, é rico em carboidratos (principal fonte de energia para o corpo).

Eryngui é fonte de vitaminas do complexo B, fósforo e magnésio, sendo importante para a saúde dos sistemas nervoso e ósseo

Assim como a maioria dos cogumelos, o eryngui se destaca por ter alto teor de vitaminas do complexo B. Por isso, ele é fundamental para a saúde do sistema nervoso e da musculatura. Além disso, o cogumelo é fonte de minerais como fósforo e magnésio – importantes, respectivamente, para a saúde do sistema ósseo e para o controle de glicose no sangue. Interessante, né?

Marcações: